domingo, 4 de julho de 2010

O desafio - rota histórica das Linhas de Torres

Já anunciei, numa postagem anterior, esse interessante evento que foi a abertura da Grande Rota Pedestre das Linhas de Torres - Troço Sobral de Monte Agraço. http://gaiola-de-lilith.blogspot.com/2010/06/para-quem-gosta-de-caminhadas.html

O encontro teve lugar junto à escola primária da Patameira, às 9 horas da manhã. O céu cinzento e um ventinho frio ajudaram a ganhar coragem, pois sob um sol escaldante de Julho a caminhada teria sido mais difícil. Fazer o mesmo percurso que as tropas fizeram durante a Terceira Invasão Francesa, foi um desafio e uma aproximação ao passado, um sentir a História, com a grande vantagem de que os militares que a percorreram, em 1810, iam muito mais carregados e cansados.

Não foi fácil. Nada fácil! Percorrer 13 Km, muitas vezes em terreno ingreme e com súbidas  exigentes, pôs a prova não apenas a minha resistência física, mas também a minha determinação inicial - ia chegar ao fim, custasse o que custasse. E custou. Doeu. Mas o que é a dor de um esforço físico comparada com a dor emocional? Nada. Vencer a dor foi uma porta aberta para ir em frente e desejar, com uma determinação inabalável que, depois desta "viagem", serei imparável na mudança pessoal que empreendi.

A paisagem, o ar puro, os arbustos replectos de oregãos frescos e alcachofras em flor, a determinação dos outros caminhantes e a passagem, única, junto aos modernos moinhos eólicos, mesmo por debaixo das suas pás cortadoras de vento- autênticos gigantes que fariam estremecer um D. Quixote -, revelaram-se uma experiência única.

A chegada ao forte do Alqueidão constiuiu uma agradável surpresa para os caminhantes - febras, entremeada e entrecosto na braza, vinhaça da região, águas, sumos, fruta - maçãs e bela laranja da região (docíssima).

Foram umas horas bem passadas. A Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço está de parabéns, pela iniciativa, pela organização e pelo apoio prestado - cinco estrelas! Venham mais dessas!


1 comentário:

Anónimo disse...

...e por perigos e guerras esforçados, mais do que prometia a força humana!

E entre gente remota lá chegaram e umas belas febras e entremeadas sublimaram!