segunda-feira, 5 de julho de 2010

Amizade

Eis outro termo que usamos com demasiada ligeireza. O Facebook é um bom exemplo disso -  vamos enchendo uma lista de "amigos", quando a maioria não passa de conhecidos ou nem isso. Afirmamos, por vezes, com autoridade, que este ou aquele é nosso amigo, porque simplesmente conversou conosco num determinado momento ou partilhou uma actividade "naquele dia". Nada disso tem a ver com a amizade, pois esta é algo de muito mais profundo que envolve conhecimento mútuo e afecto. Implica cooperação, disponibilidade para partilhar bons e maus momentos, confidências, lealdade e, até mesmo, altruísmo.
A amizade, verdadeira no seu mais amplo sentido do termo, é uma dádiva que nem todos têm o benefício de receber. Eu tive essa dádiva e tenho.


Tinhamos 11 anos quando te conheci, naquela sala de aula de um qualquer liceu em Lisboa. Chegaste atrasada, lembras-te? Eu, na carteira da frente, olhei para trás, para ti. Tinhas o cabelo comprido, usavas uma saia plissada e meias até ao joelho. Já lá vão 35 anos! Fizemos a nossa adolescência e iniciámos a idade adulta a duas: embarcámos em loucuras, rimos e rimos tantas e tantas vezes. Escolhemos o mesmo curso, embora em universidades diferentes e até pela mesma profissão enveredámos. Momentos houve em que estivemos distantes - um espaço que nos separava, circunstâncias de vida que nos levavam por caminhos diferentes. Mas, foram breves. Voltámos sempre.
Já lá vão 35 anos! Nunca deixaste de ser a minha confidente, a minha conselheira, o meu amparo nas horas difíceis, a optimista, sempre disponível para a passeata, para a borga ou para uma simples conversa. Apelaste à minha razão, nos meus momentos de irracionalidade; ouviste-me repetir as mesmas coisas com uma paciência de Job; não permitiste que me afundasse na solidão; ajudaste-me a secar tantas lágrimas e dores que povoavam a minha alma...
Nem sempre estive à altura de uma tão grande amizade. Aliás, acho que não te dei como tu me tens dado, nem retribui na devida proporção. Possa o tempo, que ainda temos pela frente, dar-me a oportunidade de fazer o que não fiz, para contigo.
Já lá vão 35 anos! Obrigada.




Thelma & Louise:Ending Scene
Esta postagem é dedicada à Tina.

1 comentário:

Tina disse...

O amigo é um segundo eu.
(Zenão)