sábado, 12 de março de 2011

A Vida é sofrimento.

"O mundo é o reino do sofrimento e a existência está impregnada de insatisfação e frustração que pode se manifestar na forma de sofrimentos físicos, mentais, causados pela natureza ou por outros seres vivos e a nobre verdade que conduz ao sofrimento é esta: a velhice é sofrimento, a doença é sofrimento, a morte é sofrimento, estar ligado ao que se detesta é sofrimento, estar separado do que se ama é sofrimento, não realizar o que se deseja é sofrimento."
Siddartha Gautama

Esta primeira Grande Verdade de Siddartha Gautama traduz aquilo que é a existência humana - sofrimento. Vivemos num estado de semi-sofrimento permanente, com momentos de felicidade efémera. Há em nós uma "sede" (desejo) constante de alcançar o inalcançável, de atingir aquilo que a nossa mente determina como fundamental, de fugirmos ao sofrimento e encontrar a felicidade. Apegamo-nos, inevitavelmente, a tudo aquilo que nos trás essa mesma felicidade, esquecidos de que ela não depende apenas de nós, das nossas acções por muito boas que sejam e que, cedo ou tarde, conheceremos a frustração da ausência, da doença, da velhice, das múltiplas contrariedades que a existência acarreta.
É preciso eliminar da nossa mente essa "sede" se quisermos realmente alcaçar a felicidade. Ignorância, auto-apego e raiva, devem desaparecer para alcançarmos a paz. Gostaria de ser capaz.

1 comentário:

PM disse...

"Felicidade"??
Não se é capaz porque o amor também é sofrimento..