terça-feira, 31 de agosto de 2010

Ensaio sobre a Liberdade

A Liberdade, enquanto independência do ser humano, é um mito. Para sermos verdadeiramente livres a todos os níveis, teriamos de ter nascido longe da sociedade, longe dos outros. A única liberdade que verdadeiramente conheço é a do pensamento e mesmo essa, quantas vezes por razões éticas, educacionais e outras, a sufocamos.
A Liberdade é um mito pois estamos sujeitos à família, às normas sociais, às leis do Estado e até àqueles que amamos. Por isso, no indivíduo que deseja ser verdadeiramente livre, surgem as contradições, os desesperos.

Sobre esta matéria a filosofia de Sartre vai mais longe - o homem é, antes de tudo, livre. "A liberdade humana revela-se na angústia. O homem angustia-se diante da sua condenação à liberdade. O homem só não é livre para não ser livre, está condenado a fazer escolhas e a responsabilidade das suas escolhas é tão opressiva, que surgem escapatórias através das atitudes e paradigmas de má-fé, onde o homem se aliena da sua própria liberdade, mentindo para si mesmo através de condutas e ideologias que o isentem da responsabilidade sobre as próprias decisões."


Sem comentários: