segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Filhos

Pois é, já lá dizia o ditado popular "Quem tem filhos, tem cadilhos." Eu não sou excepção. Entrei na fase negra de qualquer mãe há já alguns anitos e a batalha continua - duas adolescentes é dose! Pior. Levo com elas em casa e depois nova réplica do terramoto na escola, onde sou massacrada com as mais variadas dúvidas existenciais e com os picos hormonais. Não estou esquecida do que se passou comigo quando tinha a idade delas e deles, mas....haja pachorra!
A minha filha mais nova completou os seus 13 anos e...deu-se a mudança. Levanta-se com duas horas de antecedência, antes de ir para a escola (que fica perto de casa) e esvazia o roupeiro, num veste e despe, veste e despe, sem parar. Anda irritada, mas como é extrovertida e sempre queixosa, lá vem enumerar-me diariamente as minhas extensas falhas como mãe - todos os dias, mas todos os dias "Mãe, temos de ter uma conversa séria." E todos os dias temos uma conversa séria sobre o colega que não se cala na aula, sobre o outro que é melga, sobre se aquela roupa se fica bem ou não, sobre eu não ouvir (tenho de ficar calada, não emitir opiniões senão está o caldo entornado). Os assaltos aos meus produtos de maquilhagem são constantes e destrutivos...mas nunca foi ela, é o gato que leva com as culpas.
A minha filha mais velha, quase a completar os 18 anos, recusa-se a falar. O namorado foi corrido por mim (embora goste bastante dele), mas não tenho orçamento para suportar os ataques dele ao frigorífico, nem mais boxers no estendal. Anda agastada, desvairada e sente-se vítima de uma enorme injustiça - era suposto, em vez de duas filhas adolescentes, ter três filhos (ele era o terceiro). Já esburacou quase tudo o que havia para esburacar - percings no umbigo, no lábio, na língua...e vêm mais a caminho. O dinheiro corre, para isto, para aquilo.
Filhas adolescentes são um desafio constante. Visto-me de paciência, mas há alturas em que tenho ganas de correr tudo à paulada. Mas, são o meu alento, o meu apego maior, a minha âncora.


Sem comentários: