sexta-feira, 28 de maio de 2010

Solidão

Definam-me esta palavra, mas não pelo dicionário, pois encontro para ela múltiplos significados, mas todos eles me levam a uma única conclusão: a solidão é uma escolha.

É já um cliché a frase: "sozinho no meio da multidão" e, mesmo numa casa cheia de gente, podemos sentir esse "estar sozinho", essa tal de solidão. E esse sentimento causa sofrimento, sem dúvida. Mas é uma escolha, inconsciente, condicionada pela características da nossa personalidade ou (e também) porque algo falhou nalgum momento da nossa vida, a auto-estima foi-se e um certo vazio interior se instalou. É esse vazio que se tem de preencher. Mas não há ninguém que o possa fazer por nós - daí o estar "sozinho numa casa cheia de gente". Podemos procurar novas amizades, novas paixões, novos relacionamentos, uns após os outros, viver a ilusão inicial, que a novidade trás, de ter esse vazio preenchido por instantes, mas depois ele regressa teimosamente.

Como preencher esse vazio interior? Não há receitas mágicas. Mas, uma coisa fundamental é gostarmos de nós próprios - conhecermos e aceitarmos os nossos defeitos, as nossas limitações (pois somos humanos e como tal imperfeitos); não nos medirmos pelos padrões de conduta dos outros, julgando-os melhores do que nós e acreditarmos que temos virtudes, competências, capacidades que fazem de nós pessoas com valor.

Em determinada altura da minha vida, senti-me só. Tinha carradas de gente à minha volta e uma casa cheia, mas mesmo assim havia um vazio. Tive bons motivos para isso...todos temos bons motivos para isso - uma má palavra, uma indiferença do outro, desejos que ficam por satisfazer, conflitos que ficam por resolver. Caí numa solidão imensa e desesperada, precisamente porque não acreditava ser uma pessoa de valor. Esperava continuamente que os outros me confirmassem, reconhecessem explicitamente esse valor. Quando tal não acontecia, a dúvida instalava-se, o vazio crescia.

Não podemos depender dos outros para nos amar-mos. O vazio, só nós podemos preencher, mais ninguém.

1 comentário:

Unknown disse...

Solidão é um sentimento no qual uma pessoa sente uma profunda sensação de vazio e isolamento. A solidão é mais do que o sentimento de querer uma companhia ou querer realizar alguma atividade com outra pessoa não por que simplesmente se isola mas por que os seus sentimentos precisam de algo novo que as trasforme.
_____________________

Tropecei nela
Senti torcer-se-me o coração,
Mas, a dor..., essa dor, era tão forte
Dor de Alma, dor de Coração, dor de Amor
Dor de Ausência, dor de Paixão, de Desamor
Dor, dor, dor!
Duas lágrimas, teimosas, rolaram
Caíram no chão
Essa dor, eras tu