quarta-feira, 26 de maio de 2010

Ensaio sobre a hipocrisia

Diz a wikipédia (recurso web nem sempre fidedigno) que a hipocrisia é o acto de fingir crenças, virtudes, ideias e pensamentos que a pessoa na verdade não possui.

Nem todos optamos por esse caminho, nas nossas relações com os outros, felizmente. Somos "animais sociais" e como tal, só muito dificilmente recusamos a necessidade do outro, dos outros, a menos que almejemos a uma vida de ascetas e, mesmo assim, coisa rara, e discutível.
Ao necessitarmos dos outros, ao querermos os outros, temos duas formas muito simples para estabelecer a ligação pretendida: mostrarmo-nos como somos ou recorrer à hipocrisia. O que move a pessoa a optar por um ou por outro caminho? No meu entender, aquele que opta por nada esconder e revelar a sua verdadeira natureza, é aquele que se aceita, que reconhece as suas virtudes e os seus defeitos, que não teme ser julgado que está bem consigo próprio e no qual prevalecem valores universais, como a honestidade. O honesto/a procura alcançar os seus fins, escolhendo os meios que não prejudiquem o outro, porque vê pessoas e não objectos. Respeita, porque quer ser respeitado e deseja o absoluto e não a condição enganosa. Está em paz consigo próprio, despreza o individualismo e o egocentrismo, e encara a rejeição como algo normal na vida e não como um ataque à sua auto-estima.
O hipocrita...esse vive da mentira, da ilusão. Busca os fins sem olhar a meios. Finge ser o que não é, porque quer obter algo que entende ser incapaz de alcançar por valor próprio, ou porque simplesmente vê o outro como objecto (e não pessoa), como um tal meio para alcançar um fim. O hipocrita é um manipulador, muitas vezes desajeitado, que deixa cair a máscara, quando o objecto deixa de ser o tal meio para alcançar os seus fins.

A hipocrisia é uma forma doentia de estarmos na vida.

1 comentário:

Bandido disse...

Minha cara amiga
A hipocrisia não é uma forma doentia de estarmos na vida é uma forma de vida como outra qualquer em que podemos ou não concordar com ela.
Pergunta a qualquer político o que acha da hipocrisia e ele vai te dizer que é uma excelente ferramenta de trabalho.

Saudações Chaladas